Mobilidade interna e treinamento evitam a tendência de pedidos de demissão

Por que as pessoas estão deixando as organizações? É pelo salário, pelos benefícios, pela cultura? Como engajar profissionais e reter talentos?

Uma onda de pedidos de demissão pós-pandemia da Covid-19 mostra que a relação das pessoas com o trabalho mudou. É o Great Resignation (Big Quit ou Great Reshuffle), que pode ser traduzido como a Grande Debandada ou a Grande Renúncia. Só nos EUA, milhões de profissionais deixaram seus empregos de forma voluntária sem ter outro trabalho engatilhado. Na China, o movimento ganhou o nome de Tangping, algo como “Fique deitado”, para aqueles que preferem não trabalhar, nem estudar e nem se casar.

O fenômeno começou no fim de 2020 e vem se espalhando, e, claro, o Brasil não escapou dessa onda. Foram mais de 500 mil demissões voluntárias em fevereiro/22. A revista VC S/A (edição: fev./22) explica as razões que levam uma pessoa a se demitir: busca por um salário melhor, mudar-se para um ambiente de trabalho mais saudável e dar um upgrade na qualidade de vida.

TREINAMENTO COMO FATOR DE ACELERAÇÃO DA MOBILIDADE INTERNA

Nesse cenário de grandes transformações, ocorreu em maio o Congresso da ATD (Association for Talent Development), que discutiu as tendências de desenvolvimento humano e as novas tecnologias para a aprendizagem corporativa. Negócios com propósito, para tornar melhor a vida dos outros, e foco no desenvolvimento das pessoas, foram duas das principais conclusões extraídas do evento.

– Empresas com propósito têm funcionários mais engajados. No novo mundo do trabalho, o sentido pessoal de propósito e significado é um forte fator de engajamento.

– É preciso investir no desenvolvimento das pessoas, com lideranças que estimulem o aprendizado de suas equipes e foquem em treinamentos baseados em problemas reais, facilitando a mobilidade interna.

Para usar um termo moderno, o desenvolvimento de habilidades e a atualização delas se constitui no principal diferencial competitivo das empresas e dos seus empregados, que encaram essa bagagem como seu capital profissional, com a vantagem de terem controle sobre a portabilidade do conhecimento.

O QUE ESTÁ POR VIR?

As empresas terão dificuldade em atender suas demandas por novas habilidades e competências apenas por meio de recrutamento externo. Isso torna ainda mais importante olhar para dentro da própria empresa. Quais habilidades já estão disponíveis na empresa? Onde estão os talentos ocultos adormecidos? Quais temas os funcionários querem aprender mais? Onde podem atuar e agregar valor à empresa?

Esse diagnóstico é o primeiro passo para aumentar cada vez mais a mobilidade interna de talentos. Pesquisas têm mostrado reiteradamente que os funcionários estão ansiosos para se desenvolver ainda mais. Aliás, para muitas dessas pessoas o treinamento —que possibilita o crescimento— é um pré-requisito para permanecer na empresa. Em 2022, a requalificação é uma estratégia importante para manter os profissionais engajados e ampliar a retenção dos talentos.

Uma organização é tão boa quanto as pessoas que emprega. O treinamento como ferramenta de gestão valoriza as pessoas e os negócios.

Claudio Manassero

Presidente da TecTrain

Claudio Manassero

FUNDADOR E PRESIDENTE DA TECTRAIN


Liderando uma grande rede de relacionamentos, a sua responsabilidade principal é manter a qualidade das soluções e ampliar as oportunidades de inovação dos nossos programas e resultados para os clientes.

A sua experiência mescla atividades como executivo em duas das maiores instituições financeiras do mundo, o Banco Itaú e o Lloyds Bank, e como professor em escolas de negócios de primeira linha, como a FGV e o Insper.

O seu espirito empreendedor aliado ao prazer por temas de aprendizagem e à experiência profissional foram as bases para as inovações trazidas ao mercado brasileiro e que consolidaram o conceito de learning by doing, pilar da estratégia de treinamento da TecTrain.

Lílian Câmara

GESTÃO DE NEGÓCIOS E PESSOAS


Executiva sênior com mais de 25 anos de experiência no mercado financeiro, com foco no desenvolvimento do relacionamento com clientes corporativos no setor comercial, de investimentos e de banco comercial.

Durante muitos anos atuou como Diretora de Relacionamento com grandes grupos empresariais locais e multinacionais, trabalhando para os principais bancos internacionais no Brasil. Atualmente atua como Consultora da TecTrain em treinamentos especializados em simulações de negócios e gestão.

Cláudio Larieira

PROJETOS E PROCESSOS


Responsável por uma das áreas de maior sucesso da TecTrain, a sua atuação se baseia em extensa experiência real e capacidade de desenvolver soluções que trazem resultados efetivos aos nossos clientes, influenciando significativamente a competitividade e eficiência das empresas.

Adquiriu competência em boas práticas de gestão de projetos e gestão de processos em empresas nacionais e multinacionais de grande porte na condução e desenvolvimento de projetos de tecnologia, melhoria de processos e mudança organizacional.

Somada à experiência prática, desenvolveu carreira acadêmica em instituições de primeira linha como FGV, FIA, IBMEC, Fundação Dom Cabral e Insper.

Marcos Pielluschi

FINANÇAS CORPORATIVAS, MERCADO FINANCEIRO


Além de atuar em diversos programas como facilitador, o Marcos também é responsável por desenvolver desenhos instrucionais que se baseiem na compreensão de necessidades dos clientes, utilizando para isso simuladores e conteúdos conceituais adequados.

Com base na sua larga experiência executiva, sólida formação acadêmica em instituições como USP e FGV, e intensa atuação como docente com diversos tipos de simuladores da TecTrain, Marcos responde por alguns dos principais projetos da empresa.

Além das atividades de consultoria desenvolvidas na TecTrain, ele também é docente na FIA (Fundação Instituto de Administração).

Mousar Casanova

GESTÃO DE NEGÓCIOS E PESSOAS


Executivo de longa carreira em instituição financeira atuou nas áreas de marketing, de planejamento e gestão de agências, na área comercial, em gestão de equipes de vendas e em educação corporativa como responsável por treinamentos para lideranças e equipes comerciais, de operações, de crédito e de produto.

Possui excepcional afinidade e experiência no desenvolvimento e aplicação de soluções de capacitação presencial e a distância com uso de tecnologia, especialmente em temas relacionados a Liderança e Negócios.

Possui licenciatura em Ciências, bacharelado em matemática, pós em administração pela FECAP e MBA Executivo pelo IBMEC.

Norberto Valdrigue

NEGÓCIOS, RISCOS E CONTROLE


As suas atividades profissionais aliam a experiência na administração de instituições financeiras de renome internacional, como ABN AMRO, Banco Santander, BankBoston, Lloyds Bank, Volkswagen Financial Services e Banco Itaú, com a atividade acadêmica em escolas de negócios de primeira linha.

Com base nessa vivência de gestão de negócios, com foco em finanças, riscos e controle, a sua responsabilidade principal na TecTrain é a de transferir esse conhecimento desenvolvendo soluções que tragam resultados para os clientes nessas áreas de conhecimento.