Business Games na aprendizagem corporativa, o case desafiador dos trainees do Itaú Unibanco

 

Assista ao vídeo no YouTube. Claudio Manassero explica os desafios de preparação de jovens trainees no Itaú Unibanco.

Como preparar jovens profissionais de diferentes formações para compreenderem como uma instituição financeira da complexidade do Banco Itaú Unibanco opera, como é gerenciado, como estabelece suas metas e avalia seu desempenho e como se adapta às normas internacionais que definem os seus limites operacionais, sua governança e gestão de riscos? Um detalhe não menos importante: tudo isso em um programa imersivo presencial de 16h!

Poucos casos de desenvolvimento de pessoas são tão desafiadores para uma consultoria de treinamento. A TecTrain vem há mais de 10 anos prestando esses serviços, buscando atender às expectativas do Banco e, também, às dos trainees. E a cada ano a régua sobe para que o programa seja mais completo e engajador.

Quais os segredos para vencer um desafio desse porte em tão pouco tempo?

Como citado em outro post, o papel na TecTrain é equilibrar os benefícios e o tempo disponível obtendo o máximo dessas duas variáveis.

Business Games na aprendizagem corporativa, o case desafiador dos trainees do Itaú Unibanco2

Como se consegue isso?

  • Visão clara de onde se quer chegar e como se chegará lá. Os benefícios esperados desse módulo de formação são:
    • Proporcionar visão integrada e ganhar experiência concentrada
    • Transformar informações em ação
    • Focar na orientação para o mercado
    • Conectar os pontos do negócio
  • Planejamento: a cada ano essa atividade começa do zero, com revisão do planejamento anterior item por item, analisando o que precisa ser melhorado, eliminado ou incluído. Isso acontece porque o perfil dos jovens profissionais vem mudando a cada ano, assim como as necessidades do Banco.
  • Cocriação: nos meses que antecedem o início do programa, são comuns as reuniões de alinhamento com diferentes públicos: ex-trainees, equipe da área de treinamento do Banco (normalmente pessoas que vieram do negócio ou que são antigos trainees, também), outros fornecedores, além da equipe interna de consultores especializados nos negócios bancários. Dessas reuniões emergem feedbacks e sugestões que poderão vir a fazer uma grande diferença na qualidade do treinamento.
  • Treinamento da equipe da TecTrain: dada a quantidade de conteúdo e a complexidade dos temas, é fundamental que todos da equipe estejam alinhados com a estratégia e com os outcomes esperados a cada etapa. É imprescindível falar a linguagem do cliente para familiarizar os trainees com os jargões e cultura típica desse ambiente. A logística também é parte dessa preparação para que os consultores foquem unicamente no desempenho esperado.
  • Infraestrutura e tecnologia: aqui entra uma parte fundamental do sucesso. É necessária uma ferramenta que propicie aos trainees vivenciarem o funcionamento de um banco do porte de um Itaú, com todas as suas interconexões internas, formadas pelas áreas de banco, e com os fatores externos, como a concorrência e a economia. Essa ferramenta é um business game especializado, originalmente criado na Suíça, customizado para essa operação, que proporciona aos trainees o “aprender fazendo” (learning by doing). Com essa metodologia, que está no DNA da TecTrain, é possível transferir os fundamentos teóricos e o exercício prático, conectando os pontos para se obter uma visão sistêmica alinhando o conhecimento às necessidades do banco, para alcançar um objetivo definido: a formação de futuros executivos da instituição.
  • Qualidade dos trainees: o perfil dos trainees que participam desse treinamento e o alinhamento de propósito que os motiva são também componentes estratégicos que determinam o sucesso desse treinamento.

A TecTrain, também, aplica outros temas nesse treinamento, com base em games internacionais voltados para esse segmento, que completam a formação dos trainees em gestão bancária.

Saiba mais sobre aprendizagem corporativa no blog dentro do site da TecTrain ou assista a outros vídeos no canal da TecTrain no YouTube.

 

Claudio Manassero

FUNDADOR E PRESIDENTE DA TECTRAIN


Liderando uma grande rede de relacionamentos, a sua responsabilidade principal é manter a qualidade das soluções e ampliar as oportunidades de inovação dos nossos programas e resultados para os clientes.

A sua experiência mescla atividades como executivo em duas das maiores instituições financeiras do mundo, o Banco Itaú e o Lloyds Bank, e como professor em escolas de negócios de primeira linha, como a FGV e o Insper.

O seu espirito empreendedor aliado ao prazer por temas de aprendizagem e à experiência profissional foram as bases para as inovações trazidas ao mercado brasileiro e que consolidaram o conceito de learning by doing, pilar da estratégia de treinamento da TecTrain.

Lílian Câmara

GESTÃO DE NEGÓCIOS E PESSOAS


Executiva sênior com mais de 25 anos de experiência no mercado financeiro, com foco no desenvolvimento do relacionamento com clientes corporativos no setor comercial, de investimentos e de banco comercial.

Durante muitos anos atuou como Diretora de Relacionamento com grandes grupos empresariais locais e multinacionais, trabalhando para os principais bancos internacionais no Brasil. Atualmente atua como Consultora da TecTrain em treinamentos especializados em simulações de negócios e gestão.

Cláudio Larieira

PROJETOS E PROCESSOS


Responsável por uma das áreas de maior sucesso da TecTrain, a sua atuação se baseia em extensa experiência real e capacidade de desenvolver soluções que trazem resultados efetivos aos nossos clientes, influenciando significativamente a competitividade e eficiência das empresas.

Adquiriu competência em boas práticas de gestão de projetos e gestão de processos em empresas nacionais e multinacionais de grande porte na condução e desenvolvimento de projetos de tecnologia, melhoria de processos e mudança organizacional.

Somada à experiência prática, desenvolveu carreira acadêmica em instituições de primeira linha como FGV, FIA, IBMEC, Fundação Dom Cabral e Insper.

Marcos Pielluschi

FINANÇAS CORPORATIVAS, MERCADO FINANCEIRO


Além de atuar em diversos programas como facilitador, o Marcos também é responsável por desenvolver desenhos instrucionais que se baseiem na compreensão de necessidades dos clientes, utilizando para isso simuladores e conteúdos conceituais adequados.

Com base na sua larga experiência executiva, sólida formação acadêmica em instituições como USP e FGV, e intensa atuação como docente com diversos tipos de simuladores da TecTrain, Marcos responde por alguns dos principais projetos da empresa.

Além das atividades de consultoria desenvolvidas na TecTrain, ele também é docente na FIA (Fundação Instituto de Administração).

Mousar Casanova

GESTÃO DE NEGÓCIOS E PESSOAS


Executivo de longa carreira em instituição financeira atuou nas áreas de marketing, de planejamento e gestão de agências, na área comercial, em gestão de equipes de vendas e em educação corporativa como responsável por treinamentos para lideranças e equipes comerciais, de operações, de crédito e de produto.

Possui excepcional afinidade e experiência no desenvolvimento e aplicação de soluções de capacitação presencial e a distância com uso de tecnologia, especialmente em temas relacionados a Liderança e Negócios.

Possui licenciatura em Ciências, bacharelado em matemática, pós em administração pela FECAP e MBA Executivo pelo IBMEC.

Norberto Valdrigue

NEGÓCIOS, RISCOS E CONTROLE


As suas atividades profissionais aliam a experiência na administração de instituições financeiras de renome internacional, como ABN AMRO, Banco Santander, BankBoston, Lloyds Bank, Volkswagen Financial Services e Banco Itaú, com a atividade acadêmica em escolas de negócios de primeira linha.

Com base nessa vivência de gestão de negócios, com foco em finanças, riscos e controle, a sua responsabilidade principal na TecTrain é a de transferir esse conhecimento desenvolvendo soluções que tragam resultados para os clientes nessas áreas de conhecimento.