Assista ao vídeo no YouTube. Claudio Manassero explica os desafios de preparação de jovens trainees no Itaú Unibanco.
Como preparar jovens profissionais de diferentes formações para compreenderem como uma instituição financeira da complexidade do Banco Itaú Unibanco opera, como é gerenciado, como estabelece suas metas e avalia seu desempenho e como se adapta às normas internacionais que definem os seus limites operacionais, sua governança e gestão de riscos? Um detalhe não menos importante: tudo isso em um programa imersivo presencial de 16h!
Poucos casos de desenvolvimento de pessoas são tão desafiadores para uma consultoria de treinamento. A TecTrain vem há mais de 10 anos prestando esses serviços, buscando atender às expectativas do Banco e, também, às dos trainees. E a cada ano a régua sobe para que o programa seja mais completo e engajador.
Quais os segredos para vencer um desafio desse porte em tão pouco tempo?
Como citado em outro post, o papel na TecTrain é equilibrar os benefícios e o tempo disponível obtendo o máximo dessas duas variáveis.
Como se consegue isso?
- Visão clara de onde se quer chegar e como se chegará lá. Os benefícios esperados desse módulo de formação são:
- Proporcionar visão integrada e ganhar experiência concentrada
- Transformar informações em ação
- Focar na orientação para o mercado
- Conectar os pontos do negócio
- Planejamento: a cada ano essa atividade começa do zero, com revisão do planejamento anterior item por item, analisando o que precisa ser melhorado, eliminado ou incluído. Isso acontece porque o perfil dos jovens profissionais vem mudando a cada ano, assim como as necessidades do Banco.
- Cocriação: nos meses que antecedem o início do programa, são comuns as reuniões de alinhamento com diferentes públicos: ex-trainees, equipe da área de treinamento do Banco (normalmente pessoas que vieram do negócio ou que são antigos trainees, também), outros fornecedores, além da equipe interna de consultores especializados nos negócios bancários. Dessas reuniões emergem feedbacks e sugestões que poderão vir a fazer uma grande diferença na qualidade do treinamento.
- Treinamento da equipe da TecTrain: dada a quantidade de conteúdo e a complexidade dos temas, é fundamental que todos da equipe estejam alinhados com a estratégia e com os outcomes esperados a cada etapa. É imprescindível falar a linguagem do cliente para familiarizar os trainees com os jargões e cultura típica desse ambiente. A logística também é parte dessa preparação para que os consultores foquem unicamente no desempenho esperado.
- Infraestrutura e tecnologia: aqui entra uma parte fundamental do sucesso. É necessária uma ferramenta que propicie aos trainees vivenciarem o funcionamento de um banco do porte de um Itaú, com todas as suas interconexões internas, formadas pelas áreas de banco, e com os fatores externos, como a concorrência e a economia. Essa ferramenta é um business game especializado, originalmente criado na Suíça, customizado para essa operação, que proporciona aos trainees o “aprender fazendo” (learning by doing). Com essa metodologia, que está no DNA da TecTrain, é possível transferir os fundamentos teóricos e o exercício prático, conectando os pontos para se obter uma visão sistêmica alinhando o conhecimento às necessidades do banco, para alcançar um objetivo definido: a formação de futuros executivos da instituição.
- Qualidade dos trainees: o perfil dos trainees que participam desse treinamento e o alinhamento de propósito que os motiva são também componentes estratégicos que determinam o sucesso desse treinamento.
A TecTrain, também, aplica outros temas nesse treinamento, com base em games internacionais voltados para esse segmento, que completam a formação dos trainees em gestão bancária.
Saiba mais sobre aprendizagem corporativa no blog dentro do site da TecTrain ou assista a outros vídeos no canal da TecTrain no YouTube.