Consciência situacional e sua aplicação na formação de business acumen nos treinamentos com Business Games

O trabalho de um profissional nos modelos modernos de negócios em muito se assemelha ao de um piloto de avião.

Assim como o piloto, o profissional de gestão de empresas deve dominar os controles que permitem alterar o voo, e os indicadores, que transmitem como o voo está evoluindo e informam sobre a possibilidade de tormentas à frente, permitindo que o piloto se antecipe e ajuste a sua rota.

A tecnologia aérea, há tempos desenvolveu um conceito de treinamento de pilotos que somente há alguns anos foi também incorporado em treinamentos de profissionais de outras áreas responsáveis por tomada de decisões.

Neste vídeo vou descrever as vantagens e outputs obtidos com esta metodologia de treinamento, apresentando o racional que a TecTrain utiliza, aproveitando a mesma lógica do treinamento de pilotos de avião.

Usando a linguagem aeronáutica, pode-se dizer que o acidente com um avião em geral ocorre devido a falha de consciência situacional.

Colocando de forma resumida, a segurança e a eficiência de um voo, sob essa lógica, depende da aplicação contínua do conceito de consciência situacional.

O conceito é composto por 3 níveis:

Nível 1

Refere-se à capacidade do “piloto” perceber alterações no contexto em que a empresa opera (novos concorrentes, mudanças tecnológicas, alteração no interesse dos consumidores, mudanças na economia etc.)

Nível 2

Refere-se à capacidade de compreender essas alterações: quais são os seus drivers, que ameaças e oportunidades podem ocorrer a partir dessas alterações.

Nível 3

Refere-se à capacidade de projetar as consequências dessas alterações no contexto dos negócios de forma a ajustar a estratégia e as decisões de forma ágil e coordenada.

De que forma esse racional é utilizado pela TecTrain para desenvolver bons “pilotos”? Utilizamos simuladores de gestão de empresas internacionais de última geração (como os pilotos utilizam simuladores de voo) que nos permitem forjar o mindset necessário dos bons “pilotos”, em um processo acelerado de aprendizado, com vivências semelhantes às que se defrontará na realidade, aprendendo com os erros.

Qual é esse mindset?

  • Compreensão do modelo de negócios, operações, consumidores e concorrência
  • Visão integrada – interpretação das relações de causa e efeito que impactam o desempenho da empresa
  • Competência para usar as ferramentas de gestão apropriadas para obter os resultados desejados
  • Clareza e realismo na avaliação swot da empresa
  • Competência para antecipar os movimentos da concorrência, do mercado e de sua própria posição no futuro
  • Competência para alinhar a empresa estrategicamente: modelo de negócios > fatores críticos de sucesso > indicadores chave de desempenho

Conclusão

Se os profissionais apresentam um menor nível de consciência situacional provavelmente a empresa está trabalhando em desvantagem em relação às demais.

Nossas soluções focam no desenvolvimento desse mindset e no alinhamento estratégico dos profissionais com a empresa, garantindo velocidade e qualidade nas decisões.

#aprendizagemcorporativa #educacaocorporativa #businessacumen #simuladorvirtual #learningbydoing #businessgame #businesssimulation #treinamentoimersivo #treinamentoadistancia #treinamentoblended #seriousgame #microlearning #tectrain #tectraindigital #claudiomanassero

Claudio Manassero

FUNDADOR E PRESIDENTE DA TECTRAIN


Liderando uma grande rede de relacionamentos, a sua responsabilidade principal é manter a qualidade das soluções e ampliar as oportunidades de inovação dos nossos programas e resultados para os clientes.

A sua experiência mescla atividades como executivo em duas das maiores instituições financeiras do mundo, o Banco Itaú e o Lloyds Bank, e como professor em escolas de negócios de primeira linha, como a FGV e o Insper.

O seu espirito empreendedor aliado ao prazer por temas de aprendizagem e à experiência profissional foram as bases para as inovações trazidas ao mercado brasileiro e que consolidaram o conceito de learning by doing, pilar da estratégia de treinamento da TecTrain.

Lílian Câmara

GESTÃO DE NEGÓCIOS E PESSOAS


Executiva sênior com mais de 25 anos de experiência no mercado financeiro, com foco no desenvolvimento do relacionamento com clientes corporativos no setor comercial, de investimentos e de banco comercial.

Durante muitos anos atuou como Diretora de Relacionamento com grandes grupos empresariais locais e multinacionais, trabalhando para os principais bancos internacionais no Brasil. Atualmente atua como Consultora da TecTrain em treinamentos especializados em simulações de negócios e gestão.

Cláudio Larieira

PROJETOS E PROCESSOS


Responsável por uma das áreas de maior sucesso da TecTrain, a sua atuação se baseia em extensa experiência real e capacidade de desenvolver soluções que trazem resultados efetivos aos nossos clientes, influenciando significativamente a competitividade e eficiência das empresas.

Adquiriu competência em boas práticas de gestão de projetos e gestão de processos em empresas nacionais e multinacionais de grande porte na condução e desenvolvimento de projetos de tecnologia, melhoria de processos e mudança organizacional.

Somada à experiência prática, desenvolveu carreira acadêmica em instituições de primeira linha como FGV, FIA, IBMEC, Fundação Dom Cabral e Insper.

Marcos Pielluschi

FINANÇAS CORPORATIVAS, MERCADO FINANCEIRO


Além de atuar em diversos programas como facilitador, o Marcos também é responsável por desenvolver desenhos instrucionais que se baseiem na compreensão de necessidades dos clientes, utilizando para isso simuladores e conteúdos conceituais adequados.

Com base na sua larga experiência executiva, sólida formação acadêmica em instituições como USP e FGV, e intensa atuação como docente com diversos tipos de simuladores da TecTrain, Marcos responde por alguns dos principais projetos da empresa.

Além das atividades de consultoria desenvolvidas na TecTrain, ele também é docente na FIA (Fundação Instituto de Administração).

Mousar Casanova

GESTÃO DE NEGÓCIOS E PESSOAS


Executivo de longa carreira em instituição financeira atuou nas áreas de marketing, de planejamento e gestão de agências, na área comercial, em gestão de equipes de vendas e em educação corporativa como responsável por treinamentos para lideranças e equipes comerciais, de operações, de crédito e de produto.

Possui excepcional afinidade e experiência no desenvolvimento e aplicação de soluções de capacitação presencial e a distância com uso de tecnologia, especialmente em temas relacionados a Liderança e Negócios.

Possui licenciatura em Ciências, bacharelado em matemática, pós em administração pela FECAP e MBA Executivo pelo IBMEC.

Norberto Valdrigue

NEGÓCIOS, RISCOS E CONTROLE


As suas atividades profissionais aliam a experiência na administração de instituições financeiras de renome internacional, como ABN AMRO, Banco Santander, BankBoston, Lloyds Bank, Volkswagen Financial Services e Banco Itaú, com a atividade acadêmica em escolas de negócios de primeira linha.

Com base nessa vivência de gestão de negócios, com foco em finanças, riscos e controle, a sua responsabilidade principal na TecTrain é a de transferir esse conhecimento desenvolvendo soluções que tragam resultados para os clientes nessas áreas de conhecimento.