Sabe o que é Business Acumen? Precisamos dessa competência para sair da crise

Quando imaginávamos que o termo VUCA, descrito por volatilidade (volatility), incerteza (uncertainty), complexidade (complexity) e ambiguidade (ambiguity) já se mostrava um pouco “gasto” e talvez algo ultrapassado, a pandemia do Coronavirus escancarou como nunca essa definição.

Exigindo dos profissionais uma combinação de conhecimentos sobre as questões-chave dos negócios e a capacidade de replanejar a operação e modelos de negócios de forma ágil e alinhada com as novas estratégias, o Business Acumen passou a ser uma competência requerida em todos os níveis organizacionais.

Business Acumen é o entendimento do “big picture” e da interdependência das várias funções de uma organização. É a compreensão aprofundada de como um negócio busca seus objetivos de mercado e consegue alcançar seus resultados financeiros. Acumen significa acuidade, perspicácia, agilidade. É esse o novo mindset do profissional de empresas dinâmicas: ter uma visão geral da situação e aplicar com competência o seu conhecimento em ações assertivas que estejam em sintonia com a lógica de captura de valor de uma organização.

Claudio Manassero

FUNDADOR E PRESIDENTE DA TECTRAIN


Liderando uma grande rede de relacionamentos, a sua responsabilidade principal é manter a qualidade das soluções e ampliar as oportunidades de inovação dos nossos programas e resultados para os clientes.

A sua experiência mescla atividades como executivo em duas das maiores instituições financeiras do mundo, o Banco Itaú e o Lloyds Bank, e como professor em escolas de negócios de primeira linha, como a FGV e o Insper.

O seu espirito empreendedor aliado ao prazer por temas de aprendizagem e à experiência profissional foram as bases para as inovações trazidas ao mercado brasileiro e que consolidaram o conceito de learning by doing, pilar da estratégia de treinamento da TecTrain.

Lílian Câmara

GESTÃO DE NEGÓCIOS E PESSOAS


Executiva sênior com mais de 25 anos de experiência no mercado financeiro, com foco no desenvolvimento do relacionamento com clientes corporativos no setor comercial, de investimentos e de banco comercial.

Durante muitos anos atuou como Diretora de Relacionamento com grandes grupos empresariais locais e multinacionais, trabalhando para os principais bancos internacionais no Brasil. Atualmente atua como Consultora da TecTrain em treinamentos especializados em simulações de negócios e gestão.

Cláudio Larieira

PROJETOS E PROCESSOS


Responsável por uma das áreas de maior sucesso da TecTrain, a sua atuação se baseia em extensa experiência real e capacidade de desenvolver soluções que trazem resultados efetivos aos nossos clientes, influenciando significativamente a competitividade e eficiência das empresas.

Adquiriu competência em boas práticas de gestão de projetos e gestão de processos em empresas nacionais e multinacionais de grande porte na condução e desenvolvimento de projetos de tecnologia, melhoria de processos e mudança organizacional.

Somada à experiência prática, desenvolveu carreira acadêmica em instituições de primeira linha como FGV, FIA, IBMEC, Fundação Dom Cabral e Insper.

Marcos Pielluschi

FINANÇAS CORPORATIVAS, MERCADO FINANCEIRO


Além de atuar em diversos programas como facilitador, o Marcos também é responsável por desenvolver desenhos instrucionais que se baseiem na compreensão de necessidades dos clientes, utilizando para isso simuladores e conteúdos conceituais adequados.

Com base na sua larga experiência executiva, sólida formação acadêmica em instituições como USP e FGV, e intensa atuação como docente com diversos tipos de simuladores da TecTrain, Marcos responde por alguns dos principais projetos da empresa.

Além das atividades de consultoria desenvolvidas na TecTrain, ele também é docente na FIA (Fundação Instituto de Administração).

Mousar Casanova

GESTÃO DE NEGÓCIOS E PESSOAS


Executivo de longa carreira em instituição financeira atuou nas áreas de marketing, de planejamento e gestão de agências, na área comercial, em gestão de equipes de vendas e em educação corporativa como responsável por treinamentos para lideranças e equipes comerciais, de operações, de crédito e de produto.

Possui excepcional afinidade e experiência no desenvolvimento e aplicação de soluções de capacitação presencial e a distância com uso de tecnologia, especialmente em temas relacionados a Liderança e Negócios.

Possui licenciatura em Ciências, bacharelado em matemática, pós em administração pela FECAP e MBA Executivo pelo IBMEC.

Norberto Valdrigue

NEGÓCIOS, RISCOS E CONTROLE


As suas atividades profissionais aliam a experiência na administração de instituições financeiras de renome internacional, como ABN AMRO, Banco Santander, BankBoston, Lloyds Bank, Volkswagen Financial Services e Banco Itaú, com a atividade acadêmica em escolas de negócios de primeira linha.

Com base nessa vivência de gestão de negócios, com foco em finanças, riscos e controle, a sua responsabilidade principal na TecTrain é a de transferir esse conhecimento desenvolvendo soluções que tragam resultados para os clientes nessas áreas de conhecimento.